Alimentação saudável

Depois da comemoração, em outubro, do dia mundial da alimentação, novembro deu-lhe sequência na escola sede do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha. 

Tendo como público alvo os alunos do 9º ano de escolaridade do terceiro ciclo do ensino básico, a escola acolheu uma palestra promovida pela associação de pais/encarregados de educação, devidamente enquadrada e articulada com o Programa de Educação para a Saúde.
Com dinamização da nutricionista Susana Karim, da ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho) de Viana do Castelo, esta conversa participada, decorrida a 6 de novembro teve como tema central a alimentação saudável, enfatizando-se a qualidade salutar da dieta mediterrânica.
Os hábitos, a identificação dos alimentos e dos produtos locais e regionais, a autorregulação alimentar e a forma como assumimos a alimentação nos dias que correm não deixaram de lado a importância da atividade física regular, elemento fundamental do equilíbrio e do funcionamento do corpo humano.
Os comportamentos e as vivências sociais, em geral, e as familiares, em particular, deram tema à conversa, percebendo-se a oportunidade que as refeições em família geram na consolidação das relações.
A gestão sustentável dos recursos disponíveis no planeta, tema transversal nas abordagens disciplinares e de particular interesse no presente ano letivo em todo o agrupamento de escolas, particularmente no âmbito da flexibilidade curricular e no desenvolvimento de DAC, foi recordada durante a sessão, identificando-se os desperdícios gerados em consequência da alimentação, sobretudo em ambientes facilmente reconhecidos pelos alunos, como a escola e as suas próprias casas.
Esta palestra insere-se no quadro do envolvimento do agrupamento na promoção de hábitos de alimentação saudável, fazendo eco das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, estabelecido em novembro de 1979, na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.




Sem comentários: