Dia Mundial de Luta Contra A SIDA

No passado dia 1 de dezembro, o Agrupamento de Escolas do concelho de caminha lembrou o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.

Num alerta à comunidade, o espaço escolar de fruição de alunos, docentes e não docentes, da escola sede do agrupamento, em Caminha, foi preenchido com mensagens que testemunham a importância que a prevenção tem na diminuição da proliferação da doença e no impacto que ela assume no quotidiano de quem dela padece.
Hoje classificada como doença crónica, é importante a sensibilização de todos, particularmente para luta contra qualquer tipo de discriminação, sendo certo que o conhecimento contribui de forma singular para melhor se compreenderem todos os fatores de risco, bem como as soluções hoje oferecidas pela ciência.
Simbolicamente ajustada à quadra festiva que atravessamos, foi também na forma de árvore que se tornou visível a ação pedagógica no domínio da prevenção, na qual não faltaram os simbólicos laços que identificam o envolvimento mundial em torno da SIDA.
Sob a orientação do grupo disciplinar de Biologia, contando com o envolvimento coletivo da comunidade escolar, este foi mais um momento de aprendizagem alicerçado em causas, favorecendo a aquisição de conhecimentos, no uso das capacidades dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências que fazem eco das aprendizagens essenciais, em uníssono com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.


Sem comentários: