Olimpíadas de Matemática

Com nova edição neste ano letivo 2019-2020, decorreu, a 6 de novembro último, tanto na escola sede do agrupamento de escolas, em Caminha, como na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, em Vila Praia de Âncora, a 1.ª Eliminatória das XXXVIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

Há já trinta e oito edições que a Sociedade Portuguesa de Matemática desafia os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas a mobilizarem os seus alunos em torno desta iniciativa que premeia o gosto, o interesse e a valorização dos saberes matemáticos. A este desfio tem correspondido o agrupamento de escolas do concelho de Caminha, mobilizando, no presente ano letivo, sete dezenas de alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
A prova realizada integrou as categorias Pré-Olimpíadas, tendo por alvo os alunos que frequentam o 5.º ano de escolaridade, a Categoria Júnior, dirigida aos alunos que frequentam o 6.º e 7.º anos de escolaridade, a Categoria A, aplicada aos alunos que frequentam o 8.º e 9.º anos de escolaridade, e a Categoria B, na qual concorreram os alunos que frequentam o 10.º, 11.° e 12.° anos de escolaridade.
O agrupamento concelhio de escolas valoriza a participação dos seus alunos, reconhecendo a sua capacidade criativa, a sua disponibilidade para o desenvolvimento de competência ao nível da resolução de problemas e encontra nestas participações a sua vocação na disponibilização de oportunidades de valorização de saberes, passíveis de se refletirem positivamente no seu percurso pessoal, formativo e profissional.
Sob a liderança pedagógica dos docentes de Matemática deste agrupamento de escolas, fica a certeza da satisfação no bom envolvimento dos alunos, aguardando-se, com expectativa, os resultados e provas que se seguirão.


Sem comentários: