Parlamento de Jovens

No passado dia 13 de janeiro, decorreu, na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, uma sessão debate subordinada ao tema “Violência doméstica e no namoro”, inserida no programa Parlamento dos Jovens 2019/2020. 

Dirigida aos alunos do ensino secundário, este momento de partilha e envolvimento da Assembleia da República contou com a presença do Deputado da Nação, José Manuel Carpinteira, eleito pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.
Dividida em dois momentos, a sessão iniciou com uma apresentação do trabalho desenvolvido pelos deputados eleitos pelos diferentes círculos e partidos, percebendo-se a organização de rege a ação de cada um na Assembleia da República. Desta forma os cerca de 40 alunos participantes tiveram a oportunidade de reconhecer a distribuição do plenário, a constituição e trabalho das diferentes comissões existentes, as dinâmicas, funções, atribuições e responsabilidades dos deputados eleitos, entre outras particularidades de interesse.
Num segundo momento, dedicado ao tema que orienta os trabalhos da edição deste ano do programa Parlamento dos Jovens, os alunos confrontaram o Sr. Deputado com a realidade da violência na sociedade Portuguesa. Questionaram se as medidas que o governo vai apresentando para o combate a este flagelo social estão a ser suficientes ou se serão adequadas, atendendo a que os números são expressivos e a tendência é de aumento em número de casos e gravidade.
O estado da justiça foi igualmente tema central, emergindo a ideia de que a opinião pública propagada reflete para a sociedade um clima de impunidade geral, no que à violência doméstica e no namoro diz respeito, desencorajando, por vezes, a queixa.
Da parte do Sr. Deputado foram defendidas as leis vigentes, que parecem estar ajustadas, embora se admita sempre a possibilidade de melhoria, não sendo responsabilidade da Assembleia da República, nem do governo, interferir com as demais instituições públicas da justiça, referindo-se especificamente aos tribunais, que devem manter a sua autonomia em relação aos órgãos governativos, no uso da sua independência e imparcialidade.
A sessão terminou em clima de confraternização entusiasmando-se os alunos, acompanhados pelos docentes Armandina Alves, Carlos Carrilho, Joaquim Celestino Ribeiro e José Leal, a encontraram ideias e propostas para defenderem, quem sabe, na própria Assembleia da República.










Sem comentários: