Shrove Tuesday

 Na passada terça-feira, 18 de fevereiro, o Departamento de Línguas do Agrupamento, através das docentes Fernanda Oliveira e Dália Lopes, lembou, na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, o Shrove Tuesday, enquadrando esta data na ação pedagógica da disciplina de Inglês. 

Estiveram envolvidos na atividade, na qualidade de organizadores, os alunos do 9º A VPA e do 11ºA VPA, tendo nela participado todos os alunos da escola.
O Shrove Day, também conhecido como Pancake Day, é uma tradição anglo-saxónica associada ao início da quaresma. Na cultura cristã anglo-saxónica, os fiéis eram chamados à confissão, com toque de sino que ainda hoje se faz ouvir, para serem absolvidos dos seus pecados (shriven), antes de iniciarem o período da quaresma e aí praticarem o jejum e a abstinência.
A anteceder a quarta-feira de cinzas, o Shrove Day, que na verdade se realizava 47 dias antes da Páscoa, era a última oportunidade dada para se comerem ovos e alimentos gordurosos. As panquecas, cujos ingredientes se poderiam relacionar, simbolicamente, com a Criação (ovos), a Vida (farinha), a Salubridade (sal) e a Pureza (leite), eram assim o alimento escolhido para aconchegar os estômagos de outrora.
Os alunos de Vila Praia de Âncora replicaram esta tradição, confecionando e oferecendo as panquecas, vivendo os valores culturais conhecidos pela aprendizagem da Língua Inglesa, refletindo saberes curriculares e expressando, pela comunicação, a qualidade das aprendizagens da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, no seu enquadramento no Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha.






Sem comentários: