No âmbito do Concurso “Ciência na Escola-Prémio Ilídio Pinho”, a E.B. 2,3/S de Caminha está a desenvolver o projecto “Como estás Sapal do Rio Coura?”, sendo várias as actividades desenvolvidas com o objectivo de incrementar o gosto pelo trabalho de campo e de laboratório, do tipo investigativo, e de compreender a necessidade imperiosa de se salvaguardar a biodiversidade existente no Sapal do rio Coura.
No dia 4 de Fevereiro, decorreu uma aula de campo no Sapal do Rio Coura com a turma A do 10.º ano e alguns alunos da turma A do 11.º ano, sob orientação dos professores responsáveis pelo projecto, Alberta Gonçalves, Natália Silva e Agostinho Oliveira. Esta aula assumiu como finalidade fundamental recolher amostras de solos e de águas em três locais diferentes: junto à foz do Rio Coura, a 500 m da foz e a 1000 m da foz; medir, in situ, de vários parâmetros físico-químicos do solo e da água: pH, temperatura, TDS, salinidade, condutividade, oxigénio dissolvido, com utilização de sensores e proceder ao registo fotográfico do ambiente em estudo.
As amostras recolhidas serão posteriormente analisadas nos laboratórios da escola com os alunos do 10.º A e 10.º B, procedendo-se ao estudo dos sedimentos, à caracterização de macro invertebrados existentes nas amostras de solo em laboratório, assim como análise química das amostras de água no laboratório: amónia, cloretos totais, nitrato, nitrito, fosfato, fósforo e a determinação no laboratório do CBO5 – método de Winkler.
Ao longo de todo este projecto tem sido possível observar o imenso entusiasmo e empenho dos alunos na consecução dos objectivos, assim como um excelente sentido de responsabilidade.
As diversas actividades vão sendo partilhadas com a comunidade em http://sapalcoura2010.blogspot.com, onde vão sendo divulgados todos os relatórios, análises, fotografias e vídeos relativos a este projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário