O Projecto Caminha Saudável, implementado pelos alunos Gualter Lourenço, Joana Terra, Rita Saraiva e Tiago Bouça Nova, do 12ºA da EB2,3/S de Caminha, e coordenado pelo professor Joaquim Aldeia, tem desenvolvido várias acções significativas que pretendem valorizar e incrementar hábitos de vida saudável. Neste período lectivo, os elementos responsáveis definiram como tema a aprofundar “Saúde e Sexualidade”, sendo um dos objectivos fundamentais sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância de dar sangue.
No dia 15 de Fevereiro, Caminha Saudável trouxe, à EB 2,3/S de Caminha, uma palestra intitulada ‘Dar Sangue’, dirigida a todos os alunos do 12º ano e a alguns professores convidados. Esta comunicação foi proferida pela Técnica de Laboratório Conceição de Araújo que, com uma interacção dinâmica e próxima dos alunos, nos transmitiu, de uma forma persuasiva, a importância da dádiva de sangue, pois o sangue existente nos serviços hospitalares depende diariamente de todos os que o decidem doar benévola e regularmente.
No dia 16 de Fevereiro, em conjunto apoio com o Instituto Português do Sangue (IPS), foi organizada uma sessão móvel de colheita de sangue, aberta a toda a população caminhense, que decorreu junto da entrada principal da escola sede do Agrupamento de Escolas Coura e Minho. Apesar das condições climatéricas adversas, a adesão por parte da comunidade foi elevada, permitindo a concretização dos objectivos propostos de uma forma bastante satisfatória e revelando os participantes uma forte consciência cívica, pois as necessidades terapêuticas dos doentes exigem cada vez mais dadores.
Resta-nos agradecer ao Instituto Português do Sangue, que teve um importante papel nesta parte do nosso projecto, particularmente à D. Conceição Araújo, pelo magnífico apoio ao nosso projecto.
Gualter Lourenço, Joana Terra, Rita Saraiva e Tiago Bouça Nova
Sem comentários:
Enviar um comentário