Visita de Estudo a Santiago de Compostela – Uma Aula in loco

No dia 23 de Março, os alunos do Ensino Secundário (10º B e D; 11º B e D e 12º B e D) da EB2,3/S de Caminha participaram na visita de estudo a Vigo e a Santiago de Compostela.


Os responsáveis por esta actividade (as professoras de Espanhol, Carla Ramos e Mar Bugarín, e os professores de Artes Visuais, Fernando Borlido e Maria João Castro) tiveram como objectivo fundamental que os alunos interagissem com indivíduos da língua nativa, de modo a praticar in loco os conteúdos leccionados na sala de aula e a contactar com elementos culturais e artísticos significativos.


Em Vigo, foi realizado um peddypaper numa das ruas do centro. Os alunos, enquanto aperfeiçoavam as competências linguísticas apreendidas na sala de aula, divertiram se imenso. Algumas das actividades dos grupos concretizadas pelos alunos consistiam, por exemplo, em encontrar a livraria Casa del Libro e solicitar a uma das empregadas uma fotografia; pedir uma gravata a um transeunte e pô-la; procurar a emblemática estátua de Vigo (El Cireno); interagir com jovens da sua idade; inquirir sobre aspectos culturais da cidade; perguntar num hotel o preço de um quarto; informar-se sobre restaurantes, etc.

Em Santiago de Compostela, onde almoçaram, os alunos tiveram que redigir um mini-projecto relacionado com um dos Caminhos de Santiago, percorrendo as ruas do centro da cidade para obter a informação necessária.

Uma aula dinâmica, contextualizada, que se traduziu num momento enriquecedor e que permitiu uma maior aproximação dos alunos com as disciplinas envolvidas.

Sem comentários: