PROJECTO PEDAGÓGICO E CULTURAL PONTE…NAS ONDAS

Dando continuidade ao grande objectivo deste projecto, defesa do Património Imaterial da Galiza e Norte de Portugal, no dia 26 de Maio, os alunos do 7ºD deslocaram-se ao Museu Verbum de Vigo, onde participaram nas jornadas “As Bibliotecas Vivas: histórias de vida”.


Uma Biblioteca Viva é uma biblioteca na qual os livros são pessoas. Assim, a EB23/S de Caminha fez-se acompanhar do Sr. José Gavinho Pinto, poeta popular e grande contador de histórias que vive na vila de Caminha. Este Livro Vivo encantou os alunos galegos e portugueses com as suas histórias de vida, tendo-lhe sido colocadas questões relacionadas com as vivências experienciadas ao longo do seu percurso de vida.



Prosseguindo o tema “Bibliotecas Vivas” a nossa escola participou na XVII Jornada Multimédia Ponte…nas Ondas!, no dia 3 de Junho, com um vídeo onde se retrata uma antiga tradição popular “A Serração da Velha”.

Assim, a convite dos alunos do 8º C, deslocou-se à biblioteca da nossa escola o senhor Joaquim Guardão, que ainda hoje faz reviver esse costume. Após um interessante diálogo com os alunos, que ficaram a saber tudo o que rodeia essa tradição, participaram como actores na “Serração da Velha”, que subiu ao palco no Centro Cultural (AMIR) da freguesia de Moledo no dia 16 de Abril, os alunos Pedro Pimentel, Ana Lídia Conde, Sandra Lages e Catarina Guardão. 

Do vídeo fazem parte excertos da conversa com o senhor Guardão bem como fotografias da referida encenação. O vídeo poderá ser visto no site www.pontenasondas.org

Na elaboração do vídeo colaboraram os professores Ricardo Pinheiro e Helena Terleira. São responsáveis pelo projecto Ponte…nas Ondas as professoras Filomena Cruz e Rosa Duarte.

Sem comentários: