Escola em ação!

Dando continuidade ao projeto educativo, os alunos da EB/S de Caminha iniciaram o segundo período letivo com um conjunto de iniciativas integradoras das aprendizagens, fomentadoras da interligação institucional e do enraizamento local, valorizando e corporizando os projetos escolares. 


Assim, levaram a cabo um conjunto de visitas guiadas, visando a exploração de saberes, quer ao Museu Municipal, quer ao Edifício dos Paços do Conselho, à exposição Luciano Pereira da Silva e à exposição de presépios, respetivamente. Devidamente conjugadas com outras ações promovidas na escola, perseguindo a articulação disciplinar e a prossecução de projetos, em particular o Ecoescolas, estas visitas revestiram-se também de oportunidade temporal e de promoção de uma ação pedagógica capaz de valorizar a integração dos currículos e de enfatizar as aprendizagens. 
Assim, conjugando a disciplina de física e química, e numa ação simultânea às visitas à exposição Luciano Pereira da Silva, foram também expostos trabalhos dos alunos, com maior expressão ao nível da astronomia, no polivalente da escola. 
De igual forma, no âmbito das expressões plásticas e educação tecnológica, a visita à exposição de presépios foi enquadrada no tempo com a remoção da decoração de Natal na escola, servindo de exploração temática disciplinar para a identificação de materiais e técnicas de valorização de resíduos. 
Num plano conjugado e integral, quer os trabalhos dos alunos, quer as decorações de Natal, quer ainda os presépios, corporizam os compromissos e as tarefas inscritas no âmbito do projeto Ecoescolas, que não só se afirma no espaço escolar, como também reflete a articulação com o município.
O Agrupamento Sidónio Pais afirma uma vez mais a implementação do seu projeto educativo, fazendo das aprendizagens e dos contextos em que estas se promovem,  um espaço de identidade e articulação locais, reconhecendo a capacidade de realização dos seus alunos e a ação docente dos professores. 


Sem comentários: