Parlamento dos Jovens

Esta foi também a semana do parlamento dos jovens na EB/S Sidónio Pais. Depois do deputado Jorge Fão, esta semana esteve na escola de Caminha o deputado Abel Batista. 


O ciclo de palestras dos deputados eleitos pelo círculo de Viana do Castelo são parte do projeto organizado pela Asembleia da República, em estreita colaboração com as escolas. Perspetivando um exercício de cidadania mais informado e participativo,  as diferentes etapas do projeto permitem aproximar os alunos da Assembleia da República e dos seus deputados,  reconhecendo o seu papel na organização política do país. 
Foi assim também no auditório da biblioteca da EB/S de Caminha, permitindo o debate entre alunos e deputados, criando a consciência participativa essencial à prossecução das atividades previstas. Depois da sessão com os deputados, decorridas a 12 e 19 do corrente mês de janeiro, realizaram-se a 23 as eleições das listas que irão representar a escola nas fases seguintes. 
O Parlamento dos Jovens é um projeto apenas possível pelo envolvimento interdisciplinar e integração no plano anual de actividades, assumindo-se relevante para os fins previstos no projeto educativo da escola, requerendo o apoio alargado de docentes no acompanhamento de alunos e na organização das suas atividades letivas. Aguarda-se com expectativa o desempenho dos alunos na próxima fase, em particular nos debates distritais que poderão levar os alunos à sessão nacional.


Sem comentários: