Xadrez | 1ª Jornada Torneio Regional

Decorreu, nas instalações da EB/S Sidónio Pais, a 21 de janeiro, a primeira jornada do campeonato regional de xadrez. Em competição estiveram 28 alunos da escola anfitriã,  11 da escola Pintor José de Brito, 21 da EB23 de Sabadim e 5 da EB23/S dos Arcos de Valdevez. 
José Levada e Tiago Costa, da escola de Caminha, foram os primeiros classificados, arrecadando 7 pontos em 8 jogos. Esta escola contou ainda com os 4° e 7° lugares,  pelos alunos Rúben Dias e Telmo Carrilho, respetivamente. Organizada em três jornadas, os alunos apurados na competição regional participam no Torneio Nacional, enquadrados no repetivo escalão (iniciado ou juvenil).

O clube de xadrez é mais uma das atividades promovidas pela escola pública no concelho de Caminha, entusiasmando alunos do 5° ao 12° anos à prática de uma modalidade cujo estímulo lúdico e cognitivo é reconhecido e valorizado nacional e internacionalmente.  O excelente desempenho dos alunos da escola caminhense expressa a qualidade do trabalho desenvolvido ano após ano, sob a orientação do professor Arsénio Calheiros, fazendo do clube de xadrez uma referência que granjeia o reconhecimento interno e externo. É com a responsabilidade dos resultados obtidos nesta jornada que se aguarda com expectativa a realização das jornadas seguintes.

A intensa atividade da EB/S de Caminha e do Agrupamento Sidónio Pais, a multidisciplinar ação pedagógica capaz de promover o crescimento intelectual e cívico, estimula a ação docente, reconhece o esforço dos alunos, e patrocina a articulação institucional, num envolvimento estruturado e responsável. 

Sem comentários: