Formação | Educação Especial



Empenhada na formação dos seus quadros, e interessada nas melhores respostas às necessidades educativas da comunidade, a EB/S Sidónio Pais promoveu, no passado dia 5 de março, uma ação de formação no âmbito das necessidades educativas especiais. 

Tema sensível pela diversidade e complexidade que acarreta, desde logo pela multidisciplinaridade dos agentes envolvidos e pela adequação equilibrada e ajustada a cada caso, a abordagem feita assentou nas premissas de referenciação que determinam o processo de despiste e encaminhamento para o núcleo de Educação Especial da escola. Sob a orientação das docentes Maria Luísa Matos e Margarida Monteiro Marques, que, altruisticamente, cederam à cooperação o seu tempo e experiência acumulada na matéria, estiveram envolvidos nesta ação todos os docentes do 1º ciclo, 2º ciclo e diretores de turma do 3º ciclo, aqueles que em primeira linha enfrentam os sinais de alerta e despoletam, com metodologia apropriada, os procedimentos essenciais à resposta educativa e formativa dos alunos.

As ações de formação em contexto escolar, partindo de práticas que confrontam as diferentes experiências e determinam a adequação das medidas necessárias e as exigências legais, em particular no que respeita à avaliação externa, fizeram também parte dos trabalhos, resultando num incremento na capacidade de agir, fazendo da escola um agente mais capaz e verdadeiramente mais dotado de ferramentas que fazem da uniformização de procedimentos a diferenciação pedagógica essencial ao sucesso educativo dos alunos.
Com a intensidade laboral inerente às práticas letivas, a EB/S Sidónio Pais deixa o registo de aprofundamento e dedicação à educação pública, como resposta maior à comunidade escolar do seu território educativo. De igual forma se reconhece a cooperação interna e externa, reveladora do superior interesse dos alunos a que professores e escola se entregam, cientes que desta se constrói uma educação pública determinante para a autonomia das crianças e jovens, futuros adultos, que ditarão a sociedade das próximas gerações.

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