Projetos Escolares | Eco-escolas

Procurando a interdisciplinaridade, e respondendo ao desafio do projeto Eco-escolas, a disciplina de físico-química, no âmbito do desenvolvimento curricular do 8°ano, procedeu à medição de níveis de intensidade sonora no espaço escolar, em particular no polivalente, espaço exterior e ginásio.
Nesta primeira atividade estiveram envolvidos todos os alunos do 8°C e em resultado das medições realizadas pode já afirmar-se que é no espaço exterior (em período de aulas) que se regista um menor índice médio de nível sonoro, cifrando-se o valor nos 55,7 dB, atingindo-se um nível médio superior no ginásio (em período de aula), com um valor medido de 73 dB. 
A preocupação com o nível sonoro a que se submetem os cidadãos é hoje uma preocupação que ultrapassa o domínio laboral, estando previsto no normativo nacional a elaboração dos mapas de ruído ao nível municipal. Também a escola, articulando saberes disciplinares e desafios intrínsecos aos projetos em que se envolve, como o Eco-escolas, dedica, no domínio das suas prioridades, tempo e recursos ao conhecimento das condições do espaço escolar. 
O nível de ruído a que todos estão sujeitos torna-se particularmente danoso pelo tempo de exposição, mas apenas o conhecimento real dos valores que afinal se registam, permite uma efetiva atuação preventiva neste domínio. É este o espetro pedagógico que a EB/S de Caminha alcança na promoção destas atividades, dotando os alunos de melhores competências técnicas, consolidando os saberes adquiridos, manifestando-os nas diferentes aplicações do presente, com a atenção no futuro.

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