A Terra Treme!



Dando resposta ao desafio anual da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a EBS do Vale do Âncora participou na edição de 2017 de “A Terra treme”.


Com o objetivo de sensibilizar a população para a ação face à possibilidade de ocorrência sísmica, a iniciativa procura educar para a atitude a tomar antes, durante e após a ocorrência de um sismo.

A população escolar garante uma grande difusão da aprendizagem, levando a mensagem ao meio e à família, razão que sustenta uma grande participação das escolas a nível nacional.

O concelho de Caminha, através da escola pública, e em particular em Vila Praia de Âncora, não deixou de participar ativamente, fazendo eco dos três gestos de resposta ao sismo: Baixar, Proteger e Aguardar. Com início às 10:13H do passado dia 13 de outubro, o exercício motivou os alunos e professores envolvidos a olhar com outra atenção para uma realidade, por vezes ignorada, fruto de registos, temporalmente próximos, escassos e de reduzida magnitude. O passado mais longínquo prova, contudo, que Portugal não está imune a ocorrências sísmicas de grande magnitude, não esquecendo ainda que a mobilidade caraterística dos tempos nos confronta com locais onde a presença de sismos é mais frequente, exigindo de todos um maior conhecimento sobre o comportamento a ter numa situação de perigo.

A adesão da EBS do Vale do Âncora responde afirmativamente à disponibilidade de aprendizagens alargadas a realidades diversas, complementando a formação dos alunos, saldando-se como positiva a participação da escola.

JCR | GabCom AESP

Sem comentários: