'O Céu e os seus Mitos'


 
Numa iniciativa do Centro de Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento, a Escola Básica e Secundária Sidónio Pais acolheu uma palestra no âmbito da Semana Mundial do Espaço. 

A referida palestra foi da responsabilidade da Dr.ª Ana Paulino Afonso, licenciada em Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que se encontra a fazer um doutoramento nesta área das ciências, com o objetivo geral de compreender como é que galáxias como a nossa conseguiram “sobreviver” no espaço e no tempo.
Esta investigadora trabalhou em diversos centros ligados à Astronomia e Astrofísica dos quais se destacam o Laboratório de Astrofísica de Marselha, a Universidade de Leiden, a Universidade de Lancaster, e o Telescópio Isaac Newton e agora podemos encontrá-la no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Lisboa e Porto).

O público-alvo foram os alunos das 3 turmas do 7º ano de escolaridade, uma vez que estudam conteúdos desta área nas disciplinas de Física e Química e Ciências Naturais.

A atividade foi organizada pelo Professor Marcelo Pereira, docente das 3 turmas e acompanhada pelos Professores Rui Costa, Dulce Rodrigues e Ana Pinto, também docentes da referida escola.

Os alunos tiveram a oportunidade de apreender conhecimentos e competências que facilitarão o alcance das metas de aprendizagens estipuladas para ambas as disciplinas envolvidas.



Marcelo Pereira

Sem comentários: