'O mar viu-me crescer!'

Perscrutando as ondas da construção identitária dos pescadores, o projeto “Nosso Mar” promoveu a partilha de experiências, vividas na primeira pessoa, com os alunos da Escola Básico e Secundária do Vale do Âncora.

Foi a 14 de novembro último que Vasco Presa, pescador e presidente da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, esteve disponível para com a turma VA4A partilhar parte da sua vida de Mar, elemento com o qual se identifica e confunde.
Natural de Vila Praia de Âncora, e desde sempre ligado ao Mar, Vasco Presa entusiasmou os alunos, despertou neles a curiosidade e alargou os horizontes de quem muitas vezes olha o Mar apenas pelo recreio e o desfrute de Verão.
Os perigos, as façanhas, as alegrias, a camaradagem, o sustento, o frio e todas as sensações de assolam os pescadores na faina não se restringiram ao momento da partilha, sendo muito mais importantes pela exploração feita em contexto de aprendizagem dos alunos, apenas possível pela abertura da escola à comunidade, reconhecendo o seu contributo, sob a orientação dos docentes, no crescimento cultural e pessoal dos alunos.
O projeto “Nosso Mar” gerará ao longo do ano mais oportunidades de envolvimento com a comunidade, quer de forma individual, quer coletiva, contribuindo para a criação de bases sólidas na identidade da escola e dos seus alunos.












Sem comentários: