CNL

A fase escolar do concurso nacional de leitura (CNL) arrancou a 5 de dezembro último. 

Na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora foram a prova 99 alunos do 2° e 3° Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, nesse mesmo dia, ao que se somou a participação dos 21 alunos do 4° ano do 1° Ciclo do Ensino Básico, a 7 de dezembro. 
Pelos desafios feitos aos alunos passou o livro Lendas do Mar, de José Jorge Letria, uma das obras que é base de UmMar de Trabalhos, ação que integra o contributo do 1°Ciclo do Ensino Básico no projeto Nosso Mar. 
Outros livros foram ainda abordados, em função no nível de ensino dos alunos, destacando-se "O rapaz e o Robô", de Ana Saldanha, autora que no ano letivo passado esteve presente na EBS do Vale do Âncora em sessões de apresentação dos seus livros, dinamizadas pela Biblioteca Escolar. Virgílio Ferreira e Eça de Queirós completaram o elenco de autores, com os seus contos, que moldaram as provas em que os alunos se envolveram.
À fase escolar e fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, que articula as bibliotecas escolares e municipais, seguem-se as fases intermunicipal e nacional, resultando, desta última, a seleção dos cinco finalistas que nesta 13.ª Edição do CNL marcarão presença, a 25 de maio de 2019, na grande final, em Braga.
O estímulo ao gosto pela leitura e à aquisição de hábitos que tornem a leitura um elemento do quotidiano dos alunos é já um sucesso desta edição do CNL, tendo em conta o número de participante na EBS do Vale do Âncora. Resta agora acompanhar o desenrolar das restantes fases, na certeza de que o essencial é a participação e a expressão do valor da leitura e compreensão leitora.










Sem comentários: