'Nosso Mar' | Balanço final

Após um ano letivo de experiência pedagógica de articulação curricular com a comunidade local, decorreu, no passado dia treze de junho a reunião de avaliação com os parceiros locais.

Este foi um momento de partilha e de compromisso, na sequência do trabalho desenvolvido, percebendo-se as limitações e as facilidades tidas nesta implementação.
O projeto “Nosso Mar” procurou enraizar identitariamente os alunos do agrupamento concelhio que frequentam a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, dando enquadramento a diferentes unidades de aprendizagem, constituindo-se como DAC’s (Domínio de Autonomia Curricular), numa ação interdisciplinar, mas igualmente numa intervenção transversal aos ciclos de ensino e sempre na esteira da ação no território, merecendo a intervenção de forma individual ou coletiva de diferentes agentes locais.
Ao nível do primeiro ciclo do ensino básico, o projeto “Nosso Mar” consolidou a implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular, e nos restantes ciclos promoveu a construção de experiências pedagógicas que permitirão a implementação fundamentada e consequente desta determinação normativa.
No leque das atividades no projeto "Nosso Mar”, foi conferida, após avaliação, maior importância às palestras temáticas, à partilha de experiências da comunidade, ao desenvolvimento curricular adaptado à identidade do "Nosso Mar”, à organização de eventos, à disponibilização de experiências novas aos alunos e ao conhecimento local. Entendeu-se ainda que o impacto em cada um dos parceiros foi relevante, nomeadamente no que diz respeito à valorização da atividade profissional de cada um, à promoção da identidade local nos alunos, na forma como aportou novos saberes, na responsabilização da comunidade, no reconhecimento da escola como elemento essencial na comunidade e no estímulo ao trabalho colaborativo.
Como nota final, celebrou-se o compromisso de prosseguir e aprofundar o “Nosso Mar” no próximo ano letivo, estando já a escola e os seus professores, em estreita articulação com a comunidade, a preparar a sua implementação a partir de setembro.
O “Nosso Mar” é a confluência da fluidez dos vales que, a partir da Serra d’Arga, percorrem este território físico, de incomparável beleza natural e que conserva, impregnado na sua existência, um manancial de saberes, de vivências, de experiências, que compreendidas na esteira educativa da ação pedagógica da escola, são mote de crescimento nos diferentes domínios, garantindo o desenvolvimento de competências e capacidades que ecoam dos princípios e regras de atuação reguladora da escola no espaço da comunidade, respeitando a sua identidade.



Sem comentários: